Caririaçu é o 1º no ranking nacional da transparência

Prefeito João Marcos, de Caririaçu
O Ministério Público Federal acaba classificar Caririaçu como o município mais transparente do Brasil. Esse resultado foi divulgado nesta quarta-feira (08) no site do MPF através do Ranking Nacional da Transparência.

O ranking aponta que o nível de transparência de estados e municípios brasileiros aumentou cerca de 31% em seis meses, a partir da atuação coordenada do Ministério Público Federal (MPF) em todo o país.

Esse ranking é patrocinado pela Câmara de Combate à Corrupção proposto pelo MPF. Após a expedição de mais de 3 mil recomendações, em dezembro do ano passado, o Índice Nacional de Transparência - média de notas alcançadas por todos os municípios e estados brasileiros - subiu de 3,92, em 2015, para 5,15, em 2016. Estados e municípios que ainda descumprem as leis de transparência serão acionados judicialmente. Até o final do dia, 1.987 ações civis serão propostas pelas unidades do MPF.

No Ceará somente três municípios receberam essa classificação. Além de Caririaçu, também tiveram o privilégio de receber tal reconhecimento Araçatuba e São João do Jaguaribe, o trio teve a nota máxima na classificação, 10.

O estado do Ceará também foi reconhecido como a mais transparente das unidades federativas, juntamente de Rondônia e Espirito Santo, também recebendo nota 10.

O prefeito João Marcos Pereira recebeu a notícia com tranquilidade e não demonstrou surpresa alguma com o reconhecimento de que sua gestão é a mais transparente de todo o país. Questionado o porquê deste comportamento, o gestor municipal disse que a transparência não é ostentação para o serviço público e sim, um requisito fundamental. Ele ainda afirmou toda a sua equipe de trabalho tem esse perfil e essa constatação do MPF só comprova o seu discurso.

Como é feita a classificação

O ranking, idealizado pela Câmara do MPF que atua na área de Combate à Corrupção, concentra-se na clareza das contas públicas como instrumento para fortalecer a participação social no controle das receitas e despesas. O projeto contemplou 100% dos 5.568 municípios, 26 estados brasileiros e Distrito Federal e foi feito a partir da avaliação

o da transparência passiva e ativa, incluindo itens como divulgação de salários de servidores e servidoras, diárias, cópias de contratos, licitações, empenhos, entre outros.

ASCOM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parque Franskim Pedro é inaugurado com maior complexo de vaquejada do Ceará

Governo inaugura Praça Antônio Conserva Feitosa, na Lagoa Seca

Redes sociais apontam para prática de Nepotismo em Granjeiro