Caririaçu: Ações da Prefeitura garantem direitos das crianças contra a exploração do trabalho infantil

O último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010, apontou que o município de Caririaçu era a cidade de maior índice proporcional de exploração do trabalho infantil do estado do Ceará. Os dados apontam que naquele ano, aproximadamente 1300 crianças e adolescentes no município, dos 10 aos 17 anos, desenvolviam alguma espécie de trabalho. Se somar os menores de 10 anos, esse número aumenta consideravelmente.

Por isso, desde 2013, a administração municipal vem desenvolvendo ações de combate a essa prática no âmbito municipal. Entre ações, estiveram seminários, conferências e mobilizações nas ruas da cidade. O município recebeu inclusive a visita do Procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho do Ceará, Antônio de Oliveira Lima.

Uma das principais ações desenvolvidas pela Prefeitura de Caririaçu é o Peteca (Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente), executado através das secretarias de Educação e Assistência Social.

Uma das escolas nas quais a Secretaria de Educação implantou o Peteca é a Escola Maria Floscoelli na sede do município.

Segundo a diretora administrativa da escola, Cecília Rodrigues, esse é um projeto muito bem aceito pela comunidade escolar e que visa uma aprendizagem correta, evitando que as crianças tenham seu ritmo e progresso de cognição prejudicados devido a prática de atividades trabalhistas.

Na última sexta-feira (03), a escola realizou a culminância do Peteca, reunindo os professores e alunos participantes do programa para relembrar e cristalizar cada vez mais que criança não tem deveres, crianças têm direito ao lazer e a educação.

ASCOM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parque Franskim Pedro é inaugurado com maior complexo de vaquejada do Ceará

Governo inaugura Praça Antônio Conserva Feitosa, na Lagoa Seca

Redes sociais apontam para prática de Nepotismo em Granjeiro