Serviço de Convivência atende mais de 500 crianças, em Aurora

Foto - Divulgação
Aurora. Com um público alvo de aproximadamente 500 crianças, jovens e adolescentes, inseridos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), assistidos pelo Governo Municipal de Aurora, tendo a frente o jovem prefeito Júnior Macedo e seu vice Edglê Filho, tem se desdobrado no sentido de oferecer todas as condições necessárias para melhorar cada vez mais o desempenho dos profissionais atuantes no programa. A pasta demandante do programa é a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, chefiada pela psicóloga, Gardênia Gonçalves.

Em Aurora, o programa funciona de forma descentralizada, ou seja, além da sede as atividades se estendem pelas localidades de Ingazeiras, Crioulas, Coxá, Santa Vitória e Tipi. Os monitores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realizam atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. Ainda contamos com a brinquedoteca, aulas de música e violão.

Os usuários do SCFV são organizados em grupos, a partir de faixas etárias ou intergeracionais:

Crianças e adolescentes de 6 a 12 anos; Adolescentes de 13 a 17 anos; Pessoas Idosas, nos seguintes horários de funcionamento:

Segunda-feira: das 13:00 as 16:00 horas, crianças de 06 a 12 anos;

Terça - feira: das 13:00 as 16:00 horas, crianças de 06 a 12 anos;

Quarta-feira: das 07:00 as 10:00 horas, adolescentes de 13 a 17 anos manhã; 13:00 as 16:00 horas, adolescentes 13 a 17 anos tarde;

Quinta-feira: Idosos , realizam atividades no CRAS.

O programa é coordenado pela profissional Elaine Cristina (Nana), tendo com como técnicas responsáveis a psicóloga, Yanne e a assistente social, Edilene Santos, além dos coordenadores administrativos - Stênio e Vânia. O que é o SCFV?

O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.Unidade de ofertaO serviço pode ser ofertado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou nos Centros de Convivência. Em Aurora funciona no CSU (Centro Social Urbano), por ter um espaço amplo e acessível.Público AtendidoPode participar crianças, jovens e adultos; pessoas com deficiência; pessoas que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola, jovens que cumprem medidas socioeducativas, idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais, além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único.ObjetivoO serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.

*ASCOM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parque Franskim Pedro é inaugurado com maior complexo de vaquejada do Ceará

Governo inaugura Praça Antônio Conserva Feitosa, na Lagoa Seca

Projeto Qualifica APSUS é lançado em Juazeiro do Norte