Ceará vai receber cinco novos cursos de medicina, confirma Eunício

Brasília. Mais uma vitória para a educação do Ceará. O ministério da Educação confirmou a abertura de cinco novos cursos de medicina no estado, contemplando as cidades de Crateús, Iguatu, Itapipoca, Quixadá e Russas. A comunicação das vagas foi feita nesta quarta-feira (2) e o edital oficializado a oferta deve ser lançado em breve. "O Ceará precisa estabelecer as condições necessárias para a formação adequada dos jovens do interior, entre elas, a do ensino superior. A implantação dos cursos de medicina possibilita um futuro com mais oportunidades, especialmente para os jovens", defendeu o presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira (PMDB).

A abertura de novos cursos de medicina nos municípios cearenses é uma demanda forte tanto da juventude, que sonha em seguir a carreira de médico, como da população que precisa ter à sua disposição mais profissionais capacitados na área da saúde. Por isso, essa tem sido uma das bandeiras prioritárias do mandato do senador Eunício Oliveira (PMDB), presidente do Congresso Nacional.

"Os municípios do Ceará já estão aptos a receber o curso, pois passaram por várias etapas avaliativas. O que nós sempre defendemos é que se instale no Estado oportunidades para os nossos jovens, como essas que se abrem com os cursos de medicina. É mais um fruto do nosso trabalho trazendo resultados concretos em resposta à reivindicação antiga da nossa população”, destacou Eunício.

O tema inclusive foi tratado em reunião de Eunício com o ministro da Educação, Mendonça Filho, no último dia 6 de abril. Na ocasião, o presidente do Congresso destacou, além da abertura dos novos cursos de medicina, a liberação de recursos para investimentos em infraestrutura com vistas à melhoria da educação nas cidades cearenses.

O deputado federal Moses Rodrigues (PMDB), parlamentar que tem se empenhado bastante na defesa da abertura dos novos cursos de medicina no Ceará, também comemorou a novidade: “tem sido uma preocupação constante nossa, minha e do senador Eunício, a chegada de mais médicos ao interior do país. Esse é um processo que começou há quatro anos, quando foi o criado o Programa Mais Médicos, que previa, entre as medidas, a autorização de novos cursos de graduação no país. Interiorizar a saúde é reduzir desigualdades sociais”, destacou Moses Rodrigues.

*Colaborou - Bárbara Gonçalves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parque Franskim Pedro é inaugurado com maior complexo de vaquejada do Ceará

Governo inaugura Praça Antônio Conserva Feitosa, na Lagoa Seca

Projeto Qualifica APSUS é lançado em Juazeiro do Norte