Terminal de Cargas do Aeroporto de Fortaleza registra aumento de 13% no primeiro trimestre

O Terminal de Logística de Cargas (Teca) do Aeroporto Internacional de Fortaleza/Pinto Martins (CE) registrou crescimento na movimentação de cargas no primeiro trimestre de 2016. No período, foram processadas 1.373 toneladas, 13% a mais que as 1.212 toneladas movimentadas nos três primeiros meses de 2015. O destaque foi o seguimento de exportações, que registrou 1.004 toneladas. O número representa um aumento de 22% em relação às 822 toneladas processadas no ano passado.

Os principais produtos processados pelo complexo logístico cearense no setor de importação são eletroeletrônicos, equipamento e peças para reposição industrial e para geração de energia. Já no setor de exportação, são frutas, artigos de couro, calçados e peixes.

Em 2015, as frutas mais exportadas pelo Teca cearense foram o mamão e a manga, cujos destinos principais foram Portugal e Alemanha. Já os calçados, artigos de couro e os pescados tiveram, em sua maioria, como destino os Estados Unidos.

Para o gerente do Teca cearense, Walber Arruda Barbosa, vários motivos contribuíram para o resultado positivo registrado no primeiro trimestre, entre eles, o fato do Estado do Ceará ter apresentado um incremento no número de novas instalações de indústrias e unidades fabris no entorno do Porto do Pecém. “O dimensionamento das mercadorias importadas vem acompanhando o ritmo de industrialização e diversificação do mercado. Outro fator importante foi o câmbio, pois com o dólar mais alto, o empresário exportou mais no primeiro trimestre, em relação ao mesmo período do ano passado”, afirmou.

O Teca cearense é, atualmente, o sexto mais movimentado da Rede Infraero, representando 6,03% da movimentação total dos 25 terminais de logística de cargas administrados pela empresa.

O novo Terminal de Logística de Carga (TECA) entrou em operação em julho de 2009, com um investimento total de cerca de R$ 35 milhões. Com capacidade para armazenar cinco mil toneladas de carga por ano, o espaço conta com cinco câmaras frigoríficas, sendo três na exportação e duas na importação, e uma área aproximada de nove mil m².

A Rede Teca

Em 2015, os 25 Tecas administrados pela Infraero processaram, juntos, 287.536 toneladas entre os seguimentos de importação, exportação e cargas nacionais. Considerados portões de entrada do desenvolvimento econômico do país, Terminais de Logística de Carga da Infraero contam com equipamentos de última geração, como câmaras frigoríficas, instalações para carga viva, áreas especiais para cargas valiosas, material radioativo e demais artigos perigosos. A infraestrutura moderna permite que os mais diversos tipos de produtos sejam armazenados de forma ágil e segura.

A Infraero disponibiliza toda a infraestrutura necessária para a atracação/descarregamento, pesagem, unitização/desunitização e expedição, tanto para embarque quanto desembarque. Isso reduz os custos, além de disciplinar a circulação de veículos e pessoas em áreas restritas que requerem máxima segurança nas operações, em atendimento às legislações. Além disso, os terminais são equipados com Circuito Fechado de TV – CFTV, com monitoramento 24 horas por dia, vigilância armada, raios-X e pórticos detectores de metais.


Assessoria de Imprensa – Infraero

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parque Franskim Pedro é inaugurado com maior complexo de vaquejada do Ceará

Governo inaugura Praça Antônio Conserva Feitosa, na Lagoa Seca

Redes sociais apontam para prática de Nepotismo em Granjeiro