Faculdade Paraíso discute a Industrialização e o Mercado no Cariri

Cerca de 150 estudantes da Faculdade Paraíso (FAP) participaram ontem, 12, da palestra “ A Industrialização e o Mercado na Região do Cariri”, evento realizado pelos alunos do 10º semestre de Direito da instituição. Na ocasião, foram discutidos os principais fatores responsáveis pelo crescimento industrial e comercial em municípios do Crajubar, principalmente em Juazeiro do Norte, a partir de investimentos realizados por empresas de médio e grande porte na região.

O primeiro palestrante foi Gilmar Bender, empresário com 30 anos de atuação na indústria de Juazeiro do Norte. Gilmar iniciou sua fala contando sua história de vida. Ele, garoto nascido no Rio Grande do Sul em uma família de poucas posses, conseguiu erguer com muito trabalho um império industrial, destacando-se entre suas empresas a Tecnolity (Indústria de fabricação de sandálias) que conta hoje com 1.500 colaboradores diretos.


O empresário ingressou no ramo de calçados ainda jovem, quando fez um curso de mecânico de máquinas e equipamentos. Quis cursar engenharia, mas sua família não tinha como pagar. Após viajar pelo Brasil instalando e vendendo máquinas do setor enxergou no Nordeste a oportunidade que tanto buscava: a oportunidade de crescer. Migrou para Juazeiro do Norte através de convite feito por um amigo. No município abriu sua primeira empresa, inicialmente de fundo de quintal, chegando a empregar, naquela ocasião, cerca de 100 funcionários.

O esforço e o trabalho mostraram resultado. Hoje, Gilmar Bender investe em outros setores: abriu a empresa Casa das Máquinas, que importa e vende máquinas do setor calçadista; fundou a Bendermix, que produz e fornece concreto para construções; a Pré-Moldados Santa Rosa, uma fabricante de pré-moldados, e pretende abrir uma construtora. O desejo é de continuar investindo e enxergando oportunidades de negócios na região do Cariri. 


O segundo palestrante foi Francisco Leite, natural de Lavras da Mangabeira –, contador, advogado, palestrante e empresário, é apresentador do programa televisivo de entrevistas “Café com Leite”. O mesmo iniciou sua fala destacando o valor do estudo na vida das pessoas. Para ele, o estudo é fundamental pois, mesmo que objetivos já tenham sido alcançados, sempre há algo novo a aprender.

Francisco Leite foi responsável pela abertura do primeiro escritório à trabalhar a legalização de marcas e patentes de lojas renomadas, como por exemplo: Zenir Móveis, a banda Italo e Renno, entre outros. Hoje o empresário tem empresas em Juazeiro do Norte, Patos, João Pessoa, Natal e Fortaleza.

O estudante de Direito Marlon Ferreira participou do evento e ressaltou: “Participar desse momento foi importante para conhecer a economia do Cariri, não só no âmbito da faculdade, mas do comércio e da atuação no mercado de trabalho” e completa “a escolha dos palestrantes foi muito interessante, pois ambos são muito competentes, bons administradores e geradores de muitos empregos na região”.

Dentre as discussões mantidas durante o evento, Gilmar Bender levantou a crise financeira que o país atravessa, ressaltando a importância da inovação como mecanismo de garantia dos lucros às empresas. “Eu sempre ganhei dinheiro na crise, não tenho medo de crise, pois da crise vem a inovação. A palavra chave fundamental é a inovação”, observou o empresário, enquanto apontava à necessidade de se buscar atingir objetivos de vida a partir dos sonhos pessoais. “O primeiro passo para ser um bom empreendedor é sonhar e acreditar que tudo é possível. Não desistam dos seus sonhos”.

Já Francisco Leitte finalizou sua participação na palestra reiterando que a educação é a fonte do empreendedorismo: “Invistam, estudem, andem sempre dentro das regras obedecendo as lesi, sendo éticos e profissionais, e vocês atingirão seus objetivos”, concluiu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parque Franskim Pedro é inaugurado com maior complexo de vaquejada do Ceará

Governo inaugura Praça Antônio Conserva Feitosa, na Lagoa Seca

Redes sociais apontam para prática de Nepotismo em Granjeiro