Missão Velha amplia atendimento as mulheres

Missão Velha. A Secretaria Municipal de Saúde de Missão Velha está engajada na mobilização nacional do Outubro Rosa, movimento que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. No município uma iniciativa importante é a oferta do terceiro turno de atenção ambulatorial no Centro de Especialidades Médicas quando durante este mês está acontecendo atendimento entre às 18 horas e  21 horas para beneficiar as mulheres trabalhadoras que não podem ir durante o dia para unidades básicas de saúde.


“Toda segunda e terça-feira há uma equipe com enfermeira para fazer coleta de material como forma de proporcionar mais saúde para nossas mulheres sempre no horário noturno”, explica a coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, Paloma Rolim. Ela acrescenta que esse mesmo serviço é realizado diariamente nas 14 unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF).

Uma palestra para todos os enfermeiros e médicos do Departamento de Atenção Básica foi realizada no auditório da Câmara Municipal com a médica ginecologista e obstetra Weidiany Rodrigues Guedes que tratou ainda sobre Doenças sexualmente Transmissíveis (DSTs). A profissional de saúde afirmou que houve melhoria de acesso aos exames de mamografias para as mulheres, mas que os índices ainda estão longe do ideal. “O mais importante é a prevenção. Se a paciente acompanhada anualmente, faz a mamografia e exame de avaliação do colo do útero isso facilita com que sejam identificadas as lesões precursoras, fazendo com que sejam tratadas e evoluam como câncer evasivo”, afirmou.

Se a mulher tem histórico familiar prévio como um parente em primeiro grau que teve câncer de mama é importante que já a partir dos 25 anos faça o exame. A profissional adverte que a partir dos 40 anos com exame de mamografia, fazendo anualmente mesmo que dê normal. “Em relação ao câncer do cólo é fundamental que a faça independente do início da vida com atividade sexual para exames periódicos fazendo prevenção anualmente com os enfermeiros. Como muitas mulheres modificam os parceiros ou estes não são confiáveis é importante fazer a cada seis meses”, concluiu.

*Beto Fernandes
Da Ascom da PMMS


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parque Franskim Pedro é inaugurado com maior complexo de vaquejada do Ceará

Governo inaugura Praça Antônio Conserva Feitosa, na Lagoa Seca

Redes sociais apontam para prática de Nepotismo em Granjeiro