Sindurca encaminha Nota sobre encontro com Cid Gomes

Crato. NOTA SINDURCA

No dia 21 de outubro de 2014, o comando de greve da URCA realizou manifestação em Missão Velha, quando da visita do Governador do Estado e da Ministra do Planejamento; na ocasião foi agendada reunião com o governador do Estado que aconteceu às 14 horas, do mesmo dia, no Hotel Iu-á, em Juazeiro do Norte e contou, também, com a participação dos deputados Guimarães e Arnon Bezerra, assessores do governo, reitoria da URCA, estudantes e professores da URCA.
O Prof. Emerson Ribeiro, representando o comando de greve, apresentou as nossas reivindicações, quais sejam: concurso para professor efetivo, construção do prédio da UECE de Itapipoca e nomeação dos professores (26 da URCA, 3 da UECE e 2 da UVA).
O governador afirmou ter cumprido com o compromisso com as universidades e movimento paredista no que diz respeito: a Itapipoca, a reposição salarial dos técnicos-administrativos, 10 milhões para assistência estudantil e envio à Assembleia Legislativa a Lei do Associado.
Sobre o concurso, insistiu que o número de vagas deve ser calculado a partir de uma memória de cálculo que assegure 52% da carga horária em sala de aula (“chão de sala de aula”). O governador insistiu que essa proposta havia sido apresentada na reunião com o comando unificado, no Castelão, entendendo que esta questão havia sido superada. Afirmou que as universidades não apresentaram proposta de vagas considerando os 52% até o presente momento. Deixou claro que só realizará concurso com essa demanda discriminada em planilhas curso a curso, das três universidades.
Os professores Fábio Rodrigues e Emerson Ribeiro, por diversas vezes, argumentaram que esse acordo não havia sido firmado, destacando que o papel do ensino vai além de atividades desenvolvidas no “chão de sala de aula”. A reitora da URCA apresentou a proposta elaborada pelos reitores, considerando, também, como horas de ensino as atividades de orientação de TCC e orientação e supervisão de estágio.
O governador se mostrou irredutível e lançou a seguinte proposta: nomeação dos professores a ser realizada no dia seguinte ao encerramento da greve e o concurso imediato a partir dos dados da planilha com 52% da carga horária no “chão de sala de aula”.
Diante da proximidade do término da validade do concurso (24/10/2014), o comando lançou a seguinte contraproposta: convocação da Assembleia de professores, no dia 23 de outubro, para apresentação, análise e deliberação da seguinte proposta: indicativo de suspensão da greve com início a partir do dia 28 de outubro, caso a nomeação dos professores e o pronunciamento oficial do governador acerca do número de vagas do concurso ocorra até 24 de outubro do corrente ano. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parque Franskim Pedro é inaugurado com maior complexo de vaquejada do Ceará

Governo inaugura Praça Antônio Conserva Feitosa, na Lagoa Seca

Redes sociais apontam para prática de Nepotismo em Granjeiro