Simpósio sobre Padre Cícero volta a debater necessidade de reabilitação

Juazeiro do Norte. Com palestra proferida pelo bispo emérito da Diocese de Crato, Dom Fernando Pânico, foi aberto ontem, neste município, o V Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero, cujo tema deste ano é: "Reconciliação... e agora?". O evento faz parte da programação alusiva a 35ª Semana Padre Cícero que até o próximo dia 26 contará com uma vasta programação cultural, científica, religiosa e esportiva, em comemoração aos 173 anos de aniversário de nascimento do fundador de Juazeiro do Norte.

Durante toda esta semana, historiadores e pesquisadores da trajetória do cearense do século debaterão sobre temas relacionados ao religioso, bem como sobre a atual visão da Santa Sé no que consiste na reabilitação sacerdotal de Padre Cícero, após o anúncio da reconciliação da Igreja para com o religioso. O V Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero é realizado pela Universidade Regional do Cariri (URCA), e acontece no auditório do Memorial Padre Cícero, com início das palestras às 19 horas.

O evento traz nomes conceituados como Candace Slater, dos Estados Unidos; Luitigarde Barros, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), e do escritor Leonardo Boff, que fará a conferência de encerramento, “Padre Cícero à luz do Papa Francisco”, na próxima sexta-feira, 24, para um público estimado em cerca de 600 inscritos.

Ontem, durante abertura do Simpósio, o bispo emérito da Diocese de Crato, Dom Fernando Panico, reapresentou à uma platéia curiosa o fenômeno da hóstia transformada em sangue na boca da beata Maria de Araújo. O caso, conhecido popularmente como o "milagre da hóstia", foi o pivô central das discussões que culminaram com o afastamento do vigário e da perda das funções sacerdotais imposta pelo Vaticano, à época.

“Aqui vim, também, como romeiro e Deus escolheu a mim para fazer a defesa do Padre Cícero”, disse Dom Fernando Panico, também indicado como presidente de honra do evento. Segundo ele, ao relatar o fenômeno à Santa Sé, o então bispo do Ceará, dom Joaquim Vieira, o fez de maneira pessoal, como se fosse verdadeira. Não observando, sequer, as provas apresentadas pela comissão de inquérito constituída para investigar o suposto milagre. Panico lembrou, também, o pedido do então cardeal Joseph Ratzinger e, depois, Papa Bento XVI pela retomada dos estudos em torno da questão, ocasião em que dom Fernando constituiu uma comissão de estudiosos de diversos lugares do Brasil e áreas do conhecimento para compreender melhor os fatos.

Além das palestras e conferências, o Simpósio contará, também, com a realização de mesas redondas, além de apresentação de mais de 150 trabalhos acadêmicos inscritos, se configurando num recorde para todas as edições já realizadas, além de lançamentos de livros. No dia 24, data da festa de aniversário do Padre Cícero,haverá celebração religiosa no largo do Socorro, às 6 horas. Às 15 horas ocorre o enceramento do Simpósio, com palestra do escritor Leonardo Boff, e a Procissão das Flores, com saída do CSU até o Largo do Socorro. O cortejo encerra com a entrega de certificação às Tiradeiras de Renovação e apresentação dos grupos de tradição. 

*Com assessorias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parque Franskim Pedro é inaugurado com maior complexo de vaquejada do Ceará

Governo inaugura Praça Antônio Conserva Feitosa, na Lagoa Seca

Redes sociais apontam para prática de Nepotismo em Granjeiro