Em Nota, Eunício esclarece sobre foro privilegiado

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Juazeiro do Norte (Roberto Crispim). O presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira (PMDB), esclareceu no início da noite de ontem 27, por meio de Nota, que não desistiu de disputar o governo cearense, em 2018, para pleitear novo mandato que lhe garanta o benefício do foro privilegiado no âmbito do Superior Tribunal Federal (STF). Ressaltando que tratará do tema "eleição" apenas no próximo ano, o peemedebista sustentou que não haverá recuo na decisão de votar o fim da prerrogativa na Casa legislativa e que já pautou a matéria que propõe o fim do foro privilegiado aguardando, apenas, a discussão da matéria pelos demais senadores.

A manifestação de Eunício se deu poucas horas após veiculação de reportagem do jornal O Estado de São Paulo,  na qual é apontada provável desistência do peemedebista no processo de sucessão ao Executivo cearense, avaliada pelo jornal como mais "difícil", em troca de da participação de Eunício Oliveira no processo de reeleição ao mandato de senador ou, ainda, na busca de um mandato como deputado federal, mantendo para si o benefício do foro privilegiado. 

Na Nota encaminhada à Imprensa, o Presidente do Senado se disse "surpreso" com a tese apresentada pelo jornal e observou que as audiências mantidas com o governador do Ceará, Camilo Snatana (PT), têm sido pautadas pelo interesse e necessidades da população cearense e que acontecem, sobretudo, de maneira "republicana". 

Acompanhe a íntegra da Nota do Presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira: 

O Brasil, o Nordeste e o meu Ceará têm necessidades mais prementes às quais meu mandato à frente do Senado Federal e do Congresso Nacional está subordinado. Precisamos voltar a crescer e gerar empregos e isso é urgente.
Isto posto, reafirmo que recebi e receberei o governador Camilo Santana, com tranquilidade e de forma republicana, para tratar dos projetos prioritários do nosso Estado, de modo a interceder e juntar forças em prol da população cearense, cujo o interesse está acima das disputas eleitorais.
Portanto, a política eleitoral só será tratada por mim em 2018, em amplos debates com a participação da população cearense e dos partidos aliados, como é tradição no PMDB.
É importante acrescentar que na sessão ordinária do último dia 21 de março, pautei de ofício a Proposta de Emenda à Constituição que institui o fim do foro privilegiado, considerando a relevância do tema e a manifestação por escrito de diversos líderes partidários. O plenário é soberano e vai deliberar sobre a matéria.
Surpreende-me que informações tenham sido passadas à imprensa no sentido de que estaria decidindo meu futuro político com base na necessidade de manutenção ou não dessa prerrogativa. Pautei o fim do foro privilegiado para todos e não voltarei atrás neste posicionamento.
Presidente do Senado Federal
Senador Eunício Oliveira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parque Franskim Pedro é inaugurado com maior complexo de vaquejada do Ceará

Governo inaugura Praça Antônio Conserva Feitosa, na Lagoa Seca

Redes sociais apontam para prática de Nepotismo em Granjeiro