CCT pode votar projeto de Eunício que estimula dessalinização da água para abastecimento

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) pode votar nesta terça-feira (17) o PLS 259/2015, que estimula a dessalinização da água do mar e das águas salobras subterrâneas. Para isso, a proposta do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) inclui a previsão de incentivos entre as diretrizes e objetivos da Política Federal de Saneamento.

O projeto passa a mencionar o tema no texto da Lei 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico. A proposta também determina que a União deve priorizar o atendimento ao consumo humano no semiárido e em outras localidades com escassez de água na hora de decidir sobre a alocação de recursos para incentivar a adoção de tecnologias de dessalinização da água.

Ao justificar o projeto, Eunício Oliveira apresenta dados da Organização das Nações Unidas (ONU), segundo os quais 97,5% da água existente no mundo é salgada e está nos oceanos. O senador acrescenta que, no semiárido nordestino, a água subterrânea disponível para muitas comunidades é salobra, inadequada para o consumo humano. Essa realidade, somada ao fato de que o desenvolvimento tecnológico tem barateado o custo da dessalinização, levou Eunício a apresentar a proposta, que visa aumentar a oferta de água potável no Brasil e, especialmente, no Nordeste, região mais carente do recurso.

Com Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo inaugura Praça Antônio Conserva Feitosa, na Lagoa Seca

Parque Franskim Pedro é inaugurado com maior complexo de vaquejada do Ceará

Redes sociais apontam para prática de Nepotismo em Granjeiro