MPF participa de Semana dos Povos Indígenas em universidade do Ceará
![]() |
Reprodução |
Durante a programação, o MPF comporá três mesas redondas. Ontem, 18, o perito em antropologia do órgão Sérgio Brissac esteve entre os integrantes da mesa “O ser índio no Ceará sob o olhar da pesquisa científica”. Brissac volta a integrar uma mesa nesta quarta-feira, 19, apresentando a temática: “Iniciativas indígenas na defesa dos seus direitos territoriais no Ceará e a atuação do MPF”. Na quinta-feira, 20, o procurador da República Márcio Torres abordará o tema “O Direito Penal e os povos indígenas” na mesa redonda "O direito do ser índio no Ceará: conquistas, desafios, perspectivas".
Além do MPF, participam do evento representantes dos povos indígenas, pesquisadores e extensionistas das temáticas afins, organizações governamentais e não governamentais que atuam no campo indigenista no Ceará. A Semana busca consolidar a UFC como universidade sensibilizada e comprometida com a inclusão social dos povos indígenas.
A ideia também é ampliar a visibilidade e articulação das ações que já vêm sendo realizadas pela Universidade nesse campo. Também estão na programação do evento mostra artístico-cultural de música, dança, artesanato e outros produtos realizados por indígenas e artistas convidados.
Entre os grandes temas em discussão estão "A arte de ser índio no Ceará", "O ser índio no Ceará sob o olhar da pesquisa científica", "Vida e luta pela terra dos povos indígenas no Ceará" e "O direito do ser índio no Ceará: conquistas, desafios, perspectivas".
SERVIÇO
I Semana dos Povos Indígenas da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Data: 17 a 20 de abril
Local: O evento será realizado na Faculdade de Educação, Departamento de Ciências Sociais, Departamento de Geografia, e Faculdade de Direito
Programação completa: acesse aqui
Comentários
Postar um comentário