Universidade Federal do Cariri terá professor leitor de francês

A Universidade Federal do Cariri – UFCA - concorreu, por intermédio da Diretoria de Cooperação Internacional (DCI), à bolsa de um professor leitor de francês através do projeto Adesão de Leitores Franceses. O objetivo é promover o conhecimento da língua francesa, através do ensino de expressões cotidianas e de uma comunicação simples.

Com a chegada do professor leitor o projeto desenvolverá cursos de francês com carga horária de 12h/a semanais, exibição de filmes debates, apresentação de feiras sobre a cultura francesa, grupos de estudo de textos em francês para estudantes de pós-graduação, além de visitas a museus, centros culturais, bibliotecas e sítios arqueológicos em que se possa realizar interlocução entre Brasil e França.

Segundo a diretora de Cooperação Internacional, Maria Cleide Rodrigues Bernadinho, a vinda do professor “contribuirá para o conhecimento de outros países e para a internacionalização da UFCA.”, afirmou.

O professor leitor de francês passará nove meses na universidade a partir do dia primeiro de setembro de 2016. Em breve, a Embaixada Francesa entrará em contato com a UFCA para preparar a convenção de acolhimento do leitor e aspectos logísticos de sua chegada à instituição.

A UFCA foi contemplada através da chamada pública lançada pelo Conselho de Gestores de Relações Internacionais das Instituições Federais de Ensino Superior (CGRIFES), da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (ANDIFES). O processo de chamada foi uma iniciativa que se deu por parceria firmada entre a Embaixada da França no Brasil e apoio da Secretária de Educação Superior (SESU - MEC), por meio do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF).

Atualmente, a DCI mantém 12 convênios com instituições de ensino superior da Europa e apoia projetos que visam o ensino de outros línguas estrangeiras, além do francês.

ASCOM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parque Franskim Pedro é inaugurado com maior complexo de vaquejada do Ceará

Governo inaugura Praça Antônio Conserva Feitosa, na Lagoa Seca

Redes sociais apontam para prática de Nepotismo em Granjeiro